A Quiropraxia surgiu na década de 1890 por Daniel David Palmer um médico canadense entusiasta da medicina alternativa, quando atendeu em seu consultório uma pessoa que perdeu a audição após sentir um estalo nas costas. Para solucionar o problema, ele realizou exames complementares e manipulou a área. A partir disso, o doutor buscou outros pacientes que apresentavam diversos problemas que, inicialmente, não tinham relação com a coluna vertebral, mas também sofriam com desconfortos na região, como no primeiro caso. Palmer conseguiu estabelecer relações entre o alinhamento das vértebras e algumas doenças, desde então, a quiropraxia foi se aperfeiçoando.
A quiropraxia é baseada no diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral. Os proponentes alegam que essas condições afetam o estado geral de saúde através do sistema nervoso. As principais técnicas de tratamento consistem em terapias manuais, principalmente em manipulação vertebral, de articulações e de tecidos moles, além de aumentar o fluxo sanguíneo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento aos pacientes.
O tratamento quiroprático não utiliza procedimentos invasivos ou medicamentos. Além disso, as técnicas da quiropraxia tratam a origem do problema em comunicação direta com o sistema nervoso.
Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:
* Dores na coluna lombar
* Hérnia de disco
* Dores no pescoço
* Dores e tensão muscular
* Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelos
* Restrições a movimentações
* DOR / LER
* Lombalgia
* Correção de postura
* Fibromialgia
* Dores de cabeça